terça-feira, 3 de junho de 2014

Sindicato dos Metalúrgicos inicia jornada de lutas da Campanha Salarial 2014 que tem como bandeira “Valorizar o trabalhador é fortalecer o Brasil”.





Na tarde de segunda-feira, 02, o Sindicato dos Metalúrgicos iniciou a jornada de lutas na Campanha Salarial 2014 informando os trabalhadores do segundo turno da Fras-le sobre as reivindicações do dissídio da categoria neste ano. Os cerca de 1500 trabalhadores participaram de assembleia onde foram debatidas questões referentes à Campanha Salarial deste ano e as lamentações dos patrões à imprensa local.

“Vamos passar nas fábricas para conversar com os trabalhadores, mantê-los informados, para que saibam que em um dissídio temos que ter a visão do todo, neste, de 1º de junho de 2013 até a mesma data de 2014. Todo ano é igual, chega na campanha salarial as fábricas entram em crise. Nós temos que saber que os patrões também jogam. Por isso, temos que nos unir e clamar por valorização. Valorizando o trabalhador todos ganham, a sociedade, a cidade e o Brasil se fortalecem”, destaca Leandro Velho, vice-presidente do sindicato.


Principais reivindicações


 “Valorizar o trabalhador é fortalecer o Brasil”. Na campanha salarial deste ano, os metalúrgicos estão reivindicando 13,5% de reajuste salarial e mais de 70 cláusulas. Entre elas, a redução da jornada de trabalho, transporte e alimentação subsidiados, auxílio-creche para crianças de até 5 anos, equiparação salarial entre homens e mulheres e também nos casos de trabalhadores com a mesma função, auxílio-lanche para estudantes e uma atenção especial na situação dos mensalistas que trabalham 5 dias por ano de graça para os patrões. 
Além disso, neste ano, uma das cláusulas será a instituição de intervalos de 10 minutos a cada 2 horas trabalhadas conforme a Norma Regulamentadora 15, além da aplicação da NR 12 que trata de segurança no trabalho. Uma das bandeiras a ser defendida nesta campanha salarial é a elevação do piso da categoria para R$ 1.500.

A pauta de reivindicações do dissídio 2014 dos metalúrgicos foi aprovada por unanimidade em assembleia geral da categoria realizada no dia 10 de maio e entregue no dia 19 de maio ao sindicato patronal. A data-base da categoria é 1º de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário